Dia do Professor

Um educador é um fundador de mundos,
mediador de esperanças, pastor de projetos.
Rubem Alves
Primeiras ideias
O Dia do Professor é celebrado no mundo todo, mas cada país tem um jeito e um dia especial para fazer isso.
Na Coreia do Sul, por exemplo, as homenagens acontecem em 15 de maio. Nesse dia, os professores recebem cravos de seus alunos e os ex-estudantes visitam e presenteiam seus antigos mestres.
O Brasil comemora o Dia do Professor em 15 de outubro. Nessa data, também comemora-se o Dia de Santa Tereza d’Ávila, uma grande pensadora espanhola, padroeira dos professores. Em homenagem a ela, D. Pedro I sancionou, no dia 15 de outubro de 1827, o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, determinando que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras.
Os anos se passaram, comemorações surgiram isoladas e silenciosas por todo o país. O registro mais antigo que se tem desses atos comemorativos é de 1947, com o nome de “festa da escola”. Outros movimentos surgiram, educadores pediam insistentemente por um dia dedicado a eles e que a data fosse 15 de outubro, referindo-se ao Decreto Imperial de D. Pedro I e também à festa da padroeira Santa Tereza d’Ávila.
Em 1963, o então Presidente João Goulart e o ministro da Educação Paulo de Tarso oficializaram a data como feriado nacional escolar pelo Decreto Federal 52.682/63, de 14 de outubro de 1963. O Decreto assim definia a essência do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
 
Você sabia?
O Decreto assinado por D. Pedro I, além de estabelecer que cada lugarejo tivesse sua escola de primeiras letras, tratava da descentralização do ensino sobre o currículo básico e sobre a forma de contratação e salário dos professores.
Na escola de primeiras letras, os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém, no lugar de geometria, aprendiam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
 
Sobre valores e atitudes
Ao comemorar o Dia do Professor, aproveite para trabalhar valores como reconhecimento, gratidão, carinho, amizade, valorização, autoestima, autorreconhecimento.
 
Atividade coletiva

Dia do Professor é uma data especial. Sugerimos que essa comemoração seja feita como uma festa de aniversário planejada. Você, professor, deve prepará-la com esmero. Uma boa dica é fazê-la em parceria com os alunos. Comece assim:
 
1 – Reúna- os alunos para uma conversa. Diga-lhes que o dia dedicado ao professor está se aproximando e que você gostaria de festejá-lo com eles. O que eles sugerem? Anote as ideias no quadro de giz, escolha as mais simples e factíveis, como assistir a um filme, preparar um lanche, fazer uma tarde de brincadeiras, escrever um poema para o professor.
 
2 - Convide-os a participar de sua festa. Mostre que nem sempre na história houve um dia para homenagear os professores, mas que os mestres sempre existiram e sempre foram muito amados por seus discípulos e aprendizes.
 
3 –  Proponha um desafio. Eles precisarão descobrir por que se celebra o Dia do Professor em 15 de outubro. Dê-lhes três dias para trazer a resposta. Quando trouxerem, converse com eles a respeito da importância do papel do educador na formação de uma sociedade.
 
4 - Ao final da aula, desafie-os novamente. Dessa vez eles precisarão descobrir em que filme brasileiro um garotinho chamado Zezé leva flores para colocá-las no copo vazio da mesa da professora. Como o filme é antigo, eles terão de conversar com pais, avós e outras pessoas da escola para encontrar a resposta. (O nome do filme é Meu pé de laranja-lima.) Quando retornarem com a resposta, trabalhe o valor do gesto feito por Zezé. Troque ideias sobre as manifestações de carinho e como elas fazem bem.
 
5 - Proponha outro desafio: eles deverão escrever sobre um momento da escola que guardam com carinho na lembrança. No retorno, colete os textos e construa um mural, colando ao lado a foto do autor (peça aos alunos que tragam o texto acompanhado da fotografia). 
 
6 - Um último desafio: eles deverão escrever uma mensagem para o professor. Faça com que o retorno desse desafio coincida com a véspera do Dia do Professor.
 
Sistematizando
Prepare sua festa com os alunos. As mensagens do último desafio devem compor o mural com as lembranças dos melhores momentos vividos na escola (dica de atividade 5).
Decore a sala com balões e flores. Prepare um lanche especial feito com bolos ou cachorros-quentes.
Boa festa! Feliz Dia do Professor!
 
Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo pela magia de nossa palavra.
Professor assim não morre jamais.
Rubem Alves
Saiba mais 
Decreto Federal que instituiu o Dia do Professor, assinado pelo então presidente João Goulart.
Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-52682-14-outubro-1963-458043-publicacaooriginal-1-pe.html
Acesso em: 9 out. 2014.
 
Dia do Professor.
Disponível em: http://histoblogsu.blogspot.com/2009/10/decreto-imperial-de-1827-ensino.html
Acesso em: 9 out. 2014.
 
Martins, Vicente. A lei de 15 de outubro de 1827.
Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/30476-31865-1-PB.pdf
Acesso em: 9 out. 2014.
 
 
 
 
Share this:
8 Comentários para Dia do Professor
  1. ADRIANA CASTRO Responder

    É muito importante termos uma editora, que tenha essa dimensão de educação.Educação em valores um caminho para a cidadania.
    Fantástico SM.
    Parabéns !!

  2. janice nemec Responder

    adorei a mensagem, inclusive meu grupo num dos projetos da sala, fizemos um trabalho com esse autor maravilhoso,e fomos muito aplaudidas.

  3. janice nemec Responder

    Adorei a mensagem, pois admiro muito esse autor.

  4. Eliane R tomaz Responder

    Amei a matéria sobre o decreto de D Pedro I, desconhecia este fato.

  5. marilza Responder

    Olá

    Gostaria de ter ganhado como presente um livro. Seria muito mais simpático por parte da editora e mais eficiente num país ainda carente de leitores.

    Um abraço
    Marilza

  6. Maria Neiva Mendes Fonseca Responder

    Fiquei muito contente em receber a sugestão, é uma pena que não dará mais tempo neste ano. Farei um belo trabalho no próximo ano se Deus quiser. Me felicitei por aprender algo fascinante justamente no nosso dia.

  7. Magda Maria de Aquino e Silva Responder

    Adorei a mensagem, mas infelizmente estas mensagens de otimismo e confiança partem de poucos e ainda são poucos os que reconhecem nosso real valor. Parabéns a todos os PROFESSORES de todos os lugares.

  8. Maria Aparecida Responder

    Estou por demais feliz por receber essa homenagem de uma editora tao conceituada. Adorei conhecer essa historia. Tb desconhecia. Parabens por realizar essas homenagem. Continuem nos proporcionando novos conhecimentos. Um abraco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>