Por que elegemos “É assim” como o livro do mês de Setembro?

Neste livro, profundo e ao mesmo tempo singelo, o leitor iniciante é apresentado a temas como a passagem do tempo, a saudade dos parentes e amigos que se foram, a alegria proporcionada pelos nascimentos, o sentido da vida e seus limites.
É assim reúne personagens humanas e animais “que já partiram”, como Tia Margarida, o gato do vizinho e o peixe da sopa de ontem, e outras personagens “que ainda estão para chegar”. Assim, o nascimento, a morte e o mistério da existência são abordados no que eles têm de mais denso e desafiador: o desejo, a espera, a saudade e a tristeza, a memória e a esperança.
Os valores destacados pelo livro, como o amadurecimento e o autoconhecimento, permitem refletir sobre acontecimentos que, cedo ou tarde, farão parte da vida de todos os leitores. As ilustrações completam as páginas do livro, tornando a leitura agradável e compassiva.
A história escrita e ilustrada por Paloma Valdivia celebra a espera e o desejo, mas não deixa de abordar a tristeza e o lado ruim das perdas. Entretanto, ela o faz de maneira delicada, em uma narrativa colorida e poética.

O livro leva à reflexão sobre temas complexos, como a existência e a morte, mas que ganham um tratamento leve e poético. Movida pelas “perguntas difíceis” da vida, Paloma cria histórias sensíveis e personagens surpreendentes, que se comportam pela emoção e pela verdade.
A autora parte da ideia de que a realidade é contraditória. Segundo ela, nem tudo é somente bom ou mau. Todas as coisas têm diversos ângulos de entendimento. O traço sensível e os desenhos singelos e coloridos fazem o leitor iniciante entender que tudo está em movimento e que a transformação é regra da existência.
A autora Paloma Valdivia nasceu no Chile, em 1978. Ilustradora premiada e autora de livros infantis, vive atualmente em Barcelona, Espanha, com o marido e o primeiro filho – a quem dedica este livro. Dedica-se também à televisão, como diretora e ilustradora de séries para crianças. 
 
Clique aqui e conheça o projeto de leitura que Edições SM elaborou para o trabalho com esse livro.
Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>