Livros que abordam o tema “futebol” – sugestões para o trabalho em sala de aula

A proximidade da Copa do Mundo de 2014 e o fato de ela se realizar no Brasil pela segunda vez na história (a primeira foi a Copa de 1950) convidam a ler obras que têm o futebol como tema e que também vão além desse universo, conquistando diferentes leitores. Edições SM selecionou três livros que vão atrair os amantes do esporte e interessar o leitor que gosta de boas narrativas.
Agarra, goleiro é uma narrativa curta, direcionada aos leitores iniciantes. O livro conta a história de Pedro, um menino que era um ótimo goleiro, até o dia que tomou um frango (isto é, um gol que ele deveria ter evitado facilmente). A decepção e a vergonha que ele sente são enormes, fazendo-o se isolar em casa. Mas, aos poucos, Pedro vai descobrindo que pode voltar a jogar e se relacionar com os colegas. O livro propõe uma reflexão emocionada e poética sobre o desenvolvimento infantil e o comportamento moral, tanto individual como coletivo.
Prezado Ronaldo destina-se a leitores mais fluentes. É uma história divertida e empolgante, contada por meio das cartas que um menino de 12 anos envia ao jogador Ronaldo “Fenômeno”. Artur, ou “Pinguim” (o apelido do garoto), escreve ao seu ídolo para esclarecer um mistério: estariam os jogos de futebol sendo manipulados por um esquema internacional? Nas cartas ele também fala dos amigos, da menina que começa a paquerar e de sua paixão pelo futebol e pela literatura, pois ele quer ser jogador de futebol ou escritor.
O tema de Alguém tem que ficar no gol é a Copa do Mundo de 1950. O livro é narrado pelo garoto Fred, por sua mãe e por seu padrasto. A história conta como Fred vai arquitetar uma revanche da fatídica partida final daquela Copa, quando o Brasil perdeu para o Uruguai em pleno estádio do Maracanã. Para isso, o menino terá a ajuda de um “amigo imaginário” muito especial: o goleiro Barbosa, que foi responsabilizado pela derrota brasileira e carregou essa culpa pela vida toda. O livro fala também de pais separados e de temas como mudança, adaptação e superação.
Nada melhor para entrar no clima da Copa deste ano que conhecer um pouco mais da história desta Copa organizada pelo Brasil e embarcar nas três narrativas selecionadas pela SM para os amantes do futebol e da literatura.
 
Conheça os projetos de leitura que Edições SM elaborou para o trabalho com esses livros.
Agarra, goleiro
Prezado Ronaldo
Alguém tem que ficar no gol
Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>