Por que elegemos “Festa da Taquara” como o livro do mês de Março?

O povo Kalapalo está entre as 16 etnias que vivem na Terra Indígena do Xingu (TIX), norte do Mato Grosso, quase fronteira com o Pará. Este livro conta a história de uma de suas principais cerimônias, a Festa da Taquara. Nesta verdadeira celebração da alegria, indígenas de todas as idades cultuam a música e o instrumento que dá nome à festa: a taquara, uma espécie de flauta que originalmente era feita de bambu.
A narrativa, elaborada com base na vivência da própria escritora, apresenta o indiozinho Tarumã e do casal anfitrião, Jaramá e Jakulu, além de outras personagens da aldeia. Fabiana Ferreira Lopes morou no Xingu e conviveu com os Kalapalo. A autora também fez as fotos do livro. Elas mostram alguns dos principais momentos da festa, em sintonia com os costumes da tribo. Isso torna a experiência ainda mais envolvente, pois o leitor se sente perto da realidade dos índios e parte da celebração.
Festa da Taquara valoriza o respeito pelas populações tradicionais brasileiras, o conhecimento dos costumes indígenas (rituais, pintura corporal, comida, confecção de adereços e utensílios) e a importância da alteridade, isto é, o reconhecimento das diferenças culturais e étnicas.
Em linguagem simples e direta, o texto é acessível aos leitores iniciantes, a partir dos 8 anos. Festa da Taquara faz parte da coleção Festas e Danças e tem projeto gráfico atraente e inovador. Além da narrativa principal, o livro traz, em balões coloridos, as falas das personagens mostradas nas fotos.
O anexo informativo “Por dentro da cultura Kalapalo”, ao final, proporciona maior compreensão da cultura indígena, com textos sobre a TIX e suas etnias, além de um mapa da região e indicações de livros, filmes e sites.
Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>