Por que elegemos “Eu primeiro!” como o livro do mês de Fevereiro?

O relacionamento entre irmãos nem sempre é marcado por amizade e harmonia. Muitas vezes a disputa e a competição, além do ciúme, tomam conta do dia a dia e fazem com que as crianças adotem um comportamento agitado, dispersivo e irritadiço. A relação conturbada, mas afetuosa, entre dois irmãos é o tema de Eu primeiro!, da escritora Gabriela Keselman.
O livro conta uma história divertida e cheia de suspense em que Nico e Hugo disputam uma corrida, logo depois de acordar. Os dois irmãos saem em correria pelos cômodos da casa e o leitor acompanha, curioso, o percurso para ver onde eles vão parar. As ilustrações traduzem a leveza e o ritmo da história, e até mesmo o texto parece adquirir a trepidação da narrativa: algumas frases são impressas na diagonal (como se tivessem sido jogadas para o alto) e certas palavras (como “escorrega” e “melhor”) são distorcidas visualmente para acompanhar os movimentos dos dois irmãos.
Em sua corrida, Nico e Hugo aprontam com os animais domésticos (uma gata e um cachorro), derrubam o lixo, jogam água um no outro, saltam o cesto de roupas sujas, passam pela sala de TV. Depois de muita confusão, finalmente chegam ao destino: o abraço da mãe, no jardim da casa.
A narrativa chama a atenção para a importância do afeto, da diversão, da fantasia e da atenção materna na rotina das crianças. De maneira espirituosa e lúdica, o livro também oferece uma reflexão sobre uma bem-vinda competitividade fraterna, que é natural na vida das crianças e pode ser saudável quando bem acolhida e orientada pelos adultos.
O livro mostra que o respeito pelo outro e uma boa convivência familiar e social não precisam excluir a diversão, a imaginação e a energia próprias da infância. 
 
Clique aqui e conheça o projeto de leitura que Edições SM elaborou para o trabalho com esse livro.
Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>