Brincar é coisa séria

Ampliando o olhar
A Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada pela ONU em 1959, determina que toda criança tem direito ao lazer. Brincar é essencial porque é um exercício de descobertas permanentes.
Segundo a professora Tizuko Kishimoto, da Faculdade de Educação da USP, “se desejamos formar seres criativos, críticos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos é o enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras. [...] Ao brincar, a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos; comunica-se com seus pares; expressa-se através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões.”
No Dia das Crianças, convide toda a comunidade educativa a brincar! Mãos à obra!
 
Atividade passo a passo
1         Solicite aos alunos que façam um levantamento, com a ajuda dos familiares, de nomes de brinquedos e brincadeiras de outros tempos. Se possível, peça que pesquisem imagens (fotos e pinturas antigas) e trechos de literatura relacionados ao tema.
2         Na sala de aula, oriente os alunos a confeccionar painéis, registrando as informações e colando as imagens em cartolinas.
3         Em seguida, faça com os alunos um levantamento de nomes de brinquedos e brincadeiras atuais de que eles mais gostam. Oriente-os novamente a confeccionar painéis em cartolinas. Peça que façam desenhos junto a cada nome registrado na folha.
4         Além dos painéis, verifique a possibilidade de reunir alguns brinquedos antigos e atuais para expor em vitrines no dia da mostra. Lembre-se de identificar cada objeto.
5         Pesquise regras de brincadeiras coletivas (jogos de locomoção, de bola, verbais), cantigas, contos e fábulas, em livros e sites. Selecione conteúdos que possam ser explorados em sua escola e aplicados com as crianças no dia da mostra, considerando as especificidades das turmas e o espaço disponível. Separe o material necessário para cada brincadeira.
6         Elabore a montagem da exposição. No dia da mostra, prepare o local em que serão colocados os painéis confeccionados pelos alunos, as vitrines em que ficarão expostos os brinquedos e os espaços para as brincadeiras (pátio, quadra, salas de aula etc.). Convide os alunos a participar e divirtam-se!
 
Material necessário
Para a exposição:
- vitrines, painéis, tesoura, cola, fita-crepe, outros
 
Para as brincadeiras:
- brinquedos e jogos escolhidos
 
Saiba mais
- Sobre brincadeiras: www.abrinquedoteca.com.br/index_interna.htm
- Escola Oficina Lúdica: www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/index.htm
- Professora Tizuko Kishimoto: Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos: www.labrimp.fe.usp.br/
- Portal Cultura Infância: www.culturainfancia.com.br/layout_portal2/
- Cartilha Brincar para Todos: http://portal.mec.gov.br/index.php?catid=192:seesp-esducacao-especial&id=12665:brincar-para-todos&option=com_content&view=article
Share this:
Um comentário para Brincar é coisa séria
  1. juarez Responder

    olha como é bom vocês relembrar que o com o lúdico somos capazes de vencer a barreira de um trabalho com sala heterogênea essa tira de informação foi muito boa para minha reflexão sobre o meu tcc. excelente. .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>