2° Festival de História – fHist 2013

Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade de Diamantina conta os dias para receber a segunda edição do Festival de História – fHist, que ocorrerá no período de 19 a 22 de setembro. O evento será realizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O primeiro fHist, realizado em outubro de 2011, usou cenários do Centro Histórico de Diamantina para criar um ambiente propício a debates e palestras sobre História. Para o segundo Festival, a organização aprimorou a utilização desses espaços para criar uma interação ainda maior entre o público em geral, autores convidados, historiadores e jornalistas.
Ao todo, serão quatro ambientes onde as principais atividades acontecerão: a Tenda da História será palco das principais mesas-redondas e da conferência; o antigo Mercado dos Tropeiros, hoje centro cultural, será um cantinho especial para a prosa dos autores com o público; já a Feira de Livros ficará no Mercado Velho; o Teatro Santa Izabel receberá oficinas de História, bate-papos e sessões de cinema. Além disso, praças e igrejas da cidade mineira terão programação gratuita de concertos, shows e Vesperata, um patrimônio imaterial de Diamantina.
Apesar de sempre explorar a História de forma bem eclética, o segundo fHist terá como tema norteador “Histórias não contadas”, abordando: resistência indígena, legado dos jesuítas, escravidão, rebeliões coloniais e ditadura militar. A temática foi definida pela curadoria do festival, que realiza um trabalho em equipe, algo inédito em eventos literários nacionais. A curadoria é composta dos professores Sérgio Alcides e Júnia Furtado, da UFMG, e Wellington de Oliveira, da UFVJM, e pela educadora Maria do Pilar Lacerda, ex-secretária de Ensino Básico do Ministério da Educação e atual diretora da Fundação SM.
Se você gosta de conversar sobre História e se interessou pelo fHist, acesse: http://www.festivaldehistoria.com.br para fazer sua inscrição.
Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>