Vou de Kombi: cultura e sustentabilidade

Pegar um carro, colocar algumas roupas dentro dele e ganhar o mundo. Para muitos, um bom plano de férias. Para o casal de fotógrafos-documentaristas, Inês Calixto e Franco Hoff, um projeto de trabalho e de vida. E não é com qualquer carro que eles vão: a aventura é de Kombi.
Em 2010, Inês e Franco deixaram a casa em que moravam em São Paulo para viver na Kombi Alice e realizar uma grande viagem pelo interior do Brasil. Rodaram cerca de 60 mil quilômetros, conheceram quatrocentas cidades e levaram trabalhos sociais a mais de quinhentas crianças. “Vou de Kombi” é a continuação internacional deste projeto bem-sucedido.
O casal pretende, agora, viajar por quatro continentes (América, Europa, Ásia e África), durante 1.825 dias. Além do roteiro, outra novidade é a repaginação de Alice. A casa-escritório motorizada recebeu pintura nova e agora é equipada com teto solar para gerar energia limpa e lâmpadas de LED de baixo consumo.
A ideia principal do projeto é promover intercâmbio cultural. A dupla quer vivenciar o cotidiano de cada sociedade visitada para compreender suas relações socioculturais e aprender com seus comportamentos, ritos, técnicas e saberes. Tudo registrado por textos e por fotos que comporão o Diário de Viagem.
O projeto também tem como objetivo realizar ações sustentáveis. “Vou de Kombi” recebeu o selo Carbon Free, pois teve suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) inventariadas pela organização ambientalista Iniciativa Verde. Para compensar os primeiros 25 mil quilômetros emitindo CO2, 32 árvores serão plantadas em área da Mata Atlântica. Além disso, Inês e Franco querem conhecer e divulgar novos modelos ecológicos de compartilhamento de espaço ambiental, que mantenham o equilíbrio entre o meio ambiente e desenvolvimento social.
Se você deseja ficar de olho nas aventuras do intrépido casal, que já está na estrada, visite o site: http://voudekombi.com.
Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>