A criança produzindo cultura

Atividade para o Dia do Folclore 
Ampliando o olhar

Folclore é uma palavra de origem inglesa que significa “o saber de um povo”, abarcando diversas manifestações da cultura popular, influenciadas pelo contexto de produção, em constante mudança. Hoje o conceito de tradição é dinâmico, não está relacionado ao passado, mas ao que permanece vivo nos dias atuais, ao que se mantêm e é contemporâneo.

As crianças chegam à escola, carregadas de elementos culturais do seu cotidiano. Essa “cultura caseira” é parte do folclore brasileiro e as crianças só podem compreender a riqueza e a diversidade do conjunto desses costumes se sentirem integradas a eles. Para legitimar essas representações culturais, é importante incluir aspectos da cultura brasileira e suas manifestações regionais no currículo, ao longo do ano letivo. A escola precisa se abrir para o que se aprende fora da escola.

Ao discutir e trocar entre si culturas percebidas em casa, na rua, na escola e no bairro, os alunos estão também produzindo cultura. Para além dos mitos e lendas descontextualizados, o aluno precisa vivenciar um processo de apropriação cultural coerente, palpável, o que ele toca – o que lhe toca. Assim ele se reconhece participante de um grupo social, cidadão do mundo. Quais são as tradições dos alunos da sua sala? E da escola?

Atividade passo a passo
1. Sondagem, junto aos alunos, da cultura popular encontrada na escola como, por exemplo, brincadeiras (amarelinha, pega-pega etc.). Elaborar desenhos para a exposição coletiva da escola.
2. Pesquisa sobre os hábitos familiares: as cantigas de ninar, as histórias que ouviram da mãe e da avó e as comemorações em ritos de passagem: batizados, casamentos e aniversários, hábitos de alimentação, remédios caseiros, entre outros. Elaborar um caderno de registros coletivos para apresentar na exposição.
3. Coleta de frases encontradas nos para-choques de caminhões, nas placas para não se vender fiado e agradecer a preferência, ditados populares, provérbios e epitáfios nos túmulos.
4. Verifique se no bairro da escola há grupos de teatro, musica e dança. Convide-os para uma conversa e uma oficina com os alunos ou talvez uma apresentação durante a exposição.
 
Material necessário
Para os desenhos:
papel canson tamanho A3, lápis de cor e giz de cera
Para o caderno de registros:
papel colorset colorido cortado em tamanho A3, formando um bloco
 
Saiba mais
 - portal do professor com espaço de aula e outros links http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
 - carta do folclore brasileiro – http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf
 
Share this:
8 Comentários para A criança produzindo cultura
  1. Berenice Braga Responder

    Excelente idéia…Obrigada vou compartilhar com minhas colegas,professoras da escolas em que trabalho: Mário Quintana e Francisco José Rodrigues.Obrigada.Um abraço.

  2. Efigenia Responder

    bom!

  3. Katia Sylene Responder

    Achei super interessante a sugestão de atividade.Gostaria de receber sempre .Um abraço.

  4. Antonia Rodrigues Responder

    Muito boa a matéria , agradeço , espero receber sempre . abraços
    ANTONIA

  5. Dilmeia Responder

    Muito bom o texto acima!
    Hoje, o Educandário Izaías Conceição de Souza realizará em seu campo externo, às 16h, um festival de pipas, com os alunos do segundo seg.do ens. fundamental. Esse dia será lembrado em forma de brincadeiras.

  6. graziele Responder

    Parabéns!

  7. graziele Responder

    Vários gêneros textuais neste mês de agosto.
    Brincadeira , leitura , produção e o letramento.

  8. matildes Responder

    gostei bastante essa atividade leva a criança a re descobri suas raizes. e instigar sua curiosidade através da pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>