Leituras para as férias

Livro do mês de Junho

Para a criança, a leitura deve ser, antes de tudo, um grande prazer. E não há problema nenhum nisso. Muito pelo contrário: só nos tornamos leitores pra valer quando descobrimos, ainda na infância, que ler é gostoso – um ato que libera nossa imaginação e nos provoca sentimentos, ideias e sensações que somente os livros podem nos produzir. Por isso, essa coletânea de férias está focada em títulos originais e criativos, que brincam o tempo todo com a imaginação. São obras em que o leitor é convidado a pensar sobre a própria história (O coelho que não sabia gatês e Alice no telhado), em que os livros são personagens (Era mais uma vez outra vez), em que se descobre a leitura (O monstro que adorava ler) ou, ainda, em que velhas e tradicionais narrativas são contadas de maneira diferente (Fábulas de Esopo).

Era mais uma vez outra vez e O coelho que não sabia gatês, destinados ao leitor pré-adolescente, desmontam e reconstroem a narrativa o tempo todo: no primeiro, a história está toda bagunçada e as personagens a remontam; no segundo, o narrador comenta suas escolhas com o leitor (como na página 9: “Felizmente, coelhos crescem rápido. Assim, economizamos tempo”).

Para os leitores dos primeiros anos do ensino fundamental, indicamos O monstro que adorava ler. Nesse livro, a leitura deixa de ser uma chatice ou um mistério para se transformar não só num prazer, mas também em um modo de se aproximar das pessoas.

Em Alice no telhado, com ilustrações muito delicadas e poéticas, as personagens de Alice no país das maravilhas entram e saem por um círculo que o autor-desenhista traçou sobre o papel, e ganham vida muito além dele, como se as personagens conduzissem o escritor – e não o contrário.

Por fim, partindo da hipótese de que os contos do narrador grego nasceram na África, Fábulas de Esopo reconta conhecidas histórias desse repertório através de um olhar africano.

Cinco livros, cinco convites ao prazer de ler.

Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>