Projeto Âncora

Com o ideal de que todos merecem uma oportunidade, o Projeto Âncora foi criado para que crianças saiam das ruas e tenham uma educação para a cidadania. Inspirado pela educação com autonomia de José Pacheco, o empresário Walter Steurer começou, em 1995, uma jornada para modificar de forma profunda a realidade de famílias pobres da região de Cotia, onde a entidade é sediada.
O Projeto Âncora possui creche, oficina de arte e música, circo-teatro, quadra poliesportiva, laboratório de informática e ambulatórios médico, odontológico, psicológico e nutricional, além de oferecer oficinas de capacitação profissional. Tudo isso é oferecido para tirar das ruas crianças em risco social, dar formação complementar e profissional aos adolescentes e jovens, e capacitar e orientar adultos e idosos para uma vida pessoal, familiar e comunitária mais responsável e saudável.
Cerca de setecentas crianças e jovens, de 1 a 18 anos, são atendidas pelo projeto. As crianças em fase pré-escolar ficam na Creche Farol. Lá, uma equipe de educadores, nutricionistas e dentistas dão total atenção e começam o longo processo de formação dos futuros cidadãos. Crianças e adolescentes em fase escolar aproveitam o Centro de Educação Complementar, onde desenvolvem atividades esportivas e artísticas. Eles também encontram nesse espaço a maior biblioteca da região.
Já jovens que estão tentando o primeiro emprego participam do Centro de Educação para o Trabalho. Oficinas, palestras, cursos de informática, de inglês e profissionalizantes são oferecidos para a formação dos novos profissionais. Aí também, adultos e idosos fazem cursos e recebem orientações.
Tudo é mantido pela iniciativa privada. Quando idealizou o Âncora, Steurer entendia que a dívida social do país é de todos nós, principalmente do empresariado. O projeto, hoje, é referência enquanto entidade séria, bem administrada e que trabalha em parceria com a comunidade.
Para conhecer mais sobre o Projeto Âncora, visitá-lo e ajudá-lo, acesse o site: http://www.projetoancora.org.br
Share this:
Um comentário para Projeto Âncora
  1. Paola Cruces Responder

    Eu gostei muito de esse projeto. Eu sou professora de Espanhol e gostaria de saber cómo poderia formar parte de seu projeto. moro em Itajaí, S/C.
    Aguardo resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>