Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano, realizada em 1972, a ONU definiu o dia 5 de Junho como Dia Mundial do Meio Ambiente, de forma a conscientizar o mundo sobre as mazelas contra a natureza. Desde então, foram criadas estruturas governamentais para cuidar do gerenciamento ambiental e do planejamento econômico para viabilizar a vida sustentável no Planeta. O crescimento industrial e a expansão capitalista provocaram o desequilíbrio ecológico. A poluição, o excesso de lixo, o desperdício dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais produziram a extinção de espécies vegetais e animais.

A colaboração de cada um é fundamental para conservarmos o meio ambiente e garantirmos qualidade de vida para nós e as futuras gerações. Para defender e salvar o planeta, é preciso assumir responsabilidades, mudar hábitos e transformar o cotidiano. Algumas possibilidades: coleta seletiva de lixo, reutilização e reciclagem de materiais, cuidar dos recursos hídricos, economizar água, energia, consumo responsável, entre outras medidas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

1. Roda de conversa

De que modo seus alunos veem a questão do meio ambiente? Quais aspectos do desequilíbrio ecológico chamam a atenção? Para concluir, questione-os: estão mobilizados para o consumo consciente? Quais ações práticas estão incorporadas ao dia a dia?

2. Exposição arte e Meio Ambiente

* Durante os anos 80, a artista brasileira Leda Catunda realizou suas “pinturas moles”. Sobre tecidos estampados, lençóis, toalhas e cobertores, a artista pinta a Natureza e os animais, destacando a textura e a superfície dos materiais industrializados. Com humor, suas produções eliminam alguns detalhes e acrescentam outros, dando-lhes novos significados e identidades. Por exemplo: um tecido com um leopardo estampado pode ser usado para uma pintura de outro leopardo.

* Pesquisar ações cotidianas necessárias para a mudança de hábitos de consumo. Por exemplo: reciclagem; descobrir locais de PEV-M (Ponto de Entrega Voluntária Monitorado) da Prefeitura, onde podem ser depositados cinco tipos de recicláveis: papel, plástico, metais, vidro e óleo de cozinha usado.

Você vai precisar
- retalhos de tecido com estampas e grafismos alusivos à Natureza, aos animais e à vegetação;
- tinta, pincéis e objetos variados.
 

Modo de fazer

  1. selecionar aspectos da preservação da Natureza e elaborar rascunhos e desenhos dessas ideias;
  2. desenhar, pintar, costurar sobre os tecidos escolhidos;
  3. preparar a exposição com as obras e textos sobre as ações práticas que podem fazer a diferença para a qualidade do Meio Ambiente.
Share this:
3 Comentários para Dia Mundial do Meio Ambiente
  1. Zoé Valéria Responder

    Gostaria de fazer um compostagem na escola, p a horta. Qual o meio mais prático?

  2. Eunice Responder

    Essas atividades são excelentes para conscientizar sobre a preservação do Meio ambiente. Parabéns.

  3. Maria de Lourdes Batista Responder

    Prezados Senhores,

    Em uma das instituições em que trabalho, estou em busca de atividades formativas da cidadania. Trata-se de um projeto da Prefeitura do Rio, frequentado por adolescentes muito carentes, sem autoestima, nos quais, diariamente, é preciso reconstruir muito…muito, pelo carinho. São repetentes. Tenho alguns com 16 anos, no sexto ano.
    Por isso, os textos de V. Sas. foram interessantes e me deram ideias. Gostaria, por fineza, de outras sugestões.

    Grata,

    Maria de Lourdes Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>