Por que elegemos “100 números para sonhar um mundo diferente” como o livro do mês de Maio?

A cada quatro segundos – repare bem: segundos – morre uma pessoa de fome no mundo. São 24 mil por dia. Enquanto isso, 60% dos adultos norte-americanos estão acima do peso ideal ou são obesos – justamente por excesso de comida, numa alimentação equivocada, repleta de carboidratos. Não é novidade que há fome e desigualdade no mundo. A diferença é quando olhamos para esses fenômenos do ponto de vista ecológico: meio ambiente, economia e política estão fortemente interligados. Pois se os Estados Unidos gastaram quase um trilhão de dólares para salvar seu sistema bancário em 2008, no mesmo ano o conjunto dos países ricos doaram 90 bilhões de dólares aos países pobres – onde ocorre a esmagadora maioria das mortes por fome e vive a maior parte das crianças subnutridas. “A Terra tem como alimentar todos os seus filhos”, ensina este 100 números para sonhar um mundo diferente, mas “os humanos ainda não inventaram a grande mesa coletiva em torno da qual a partilha se faria conforme as necessidades de cada um”. O próprio livro aponta algumas saídas, mas indica sobretudo que, do modo como nosso planeta e seus habitantes são explorados, as perspectivas são preocupantes. Os números estão aí, e não deixam dúvidas.

Clique aqui e conheça o projeto de leitura que Edições SM elaborou para o trabalho com esse livro.

Share this:

Um comentário para Por que elegemos “100 números para sonhar um mundo diferente” como o livro do mês de Maio?
  1. MAURICEIA Responder

    Em uma época em que observamos a enorme desigualdade entre os povos do nosso planeta, discutir formas para um mundo diferente, leis-se melhor, é muito importne. Pois, se quisermos mudar este mundo em que vivemos o ponto inicial é com certeza as salas de aulas de nossas escolas pois é por lá que passarão e formar-se-ão as futuras gerações responsáveis pelas atitues que decidirão a continuidade de nossa existencia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>