Por que elegemos “Os operários com dentes de leite” como o livro do mês de Abril?

Trabalho infantil: problema que não é exclusivo do Brasil e que não se limita ao nosso tempo. Em Os operários com dentes de leite, a escritora francesa Sigrid Baffert recolhe o relato da professora primária, no século XIX, que resolve investigar por conta própria as causas do sono de uma aluna chinesa durante a aula – e acaba descobrindo o horror do trabalho clandestino de imigrantes na França. Reproduz também narrativa escrita em 1847 por um operário de apenas 11 anos com jornadas de até catorze horas diárias, em uma malharia de Troyes. Por fim, conta a história de Naila, cozinheira de escola pública, que tecia tapetes no Marrocos desde os 5 anos e, em decorrência de condições extremamente cruéis, acabou estéril.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002 havia no mundo 127,3 milhões de crianças entre 5 a 14 anos trabalhando. No Brasil, 5,4 milhões de crianças de 5 a 17 anos trabalham, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2003. Exaustas, muitas abandonam precocemente a escola ou nem chegam a frequentá-la, sem tempo inclusive para algo essencial à infância: brincar. Que futuro estará reservado a crianças que vivem assim?
 
Clique aqui e conheça o projeto de leitura que Edições SM elaborou para o trabalho com esse livro.
Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>