Declaração Universal dos Direitos Humanos

Este é um convite para valorizar na escola o que preconiza o artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos: todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

 Primeiras ideias:

Professor(a), pergunte aos alunos sobre os significados da expressão Direitos Humanos. Será que seus alunos a conhecem? O que sabem sobre esse tema? Qual a origem da expressão Direitos humanos? Anote na lousa as respostas para comentar depois.

 Refletindo sobre valores

A Declaração Universal dos Direitos Humanos começou a ser pensada quando o mundo ainda sentia os efeitos da Segunda Guerra Mundial, encerrada em 1945. Líderes mundiais decidiram complementar a promessa da comunidade internacional de nunca mais permitir atrocidades como as que haviam sido vistas na guerra e elaboraram um guia para garantir os direitos de todas as pessoas e em todos os lugares do globo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi então assinada em 10 de dezembro de 1948 na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Leia para os alunos o texto abaixo, extraído do site da ONU:

Os Direitos Humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

Os Direitos Humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à Educação, entre muitos outros. Todos merecem esses direitos, sem discriminação.

O Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os Direitos Humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos.

Após a leitura do texto, verifique se as concepções iniciais foram alteradas. Conhecer o contexto e a origem recente da Declaração dos Direitos Humanos ampliou a importância desse documento?  O que mudou? Conhecem alguém que esteja privado de seus direitos? Quando se sentem desrespeitados em seus direitos? Já foram desrespeitosos com alguém? Encaminhe a discussão para a necessidade de conscientização desses direitos para fazer valer a vida e a liberdade no cotidiano da escola e fora dela.

 Atividade coletiva:

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, composta por trinta artigos, defende a igualdade e a dignidade das pessoas. Apresente para a classe o texto completo e faça a leitura comentada de cada item. Proponha uma reflexão individual e a produção de um breve texto sobre o que cada um pode melhorar nas suas próprias ações, considerando a Declaração Universal. Em seguida, mostre a Cartilha dos Direitos dos Direitos Humanos, ilustrada por Ziraldo e produzida pelo MEC em parceria com a Unesco em 2008. Incentive os comentários dos alunos sobre as novas descobertas do tema.

Depois da leitura, separados em duplas ou trios, os alunos podem trocar ideias e opiniões entre si sobre as situações na escola que poderiam ser resolvidas se todos soubessem de seus direitos. Qual é o artigo que aponta para essa solução? Proponha a elaboração de cartazes e histórias em quadrinhos ilustrando tais situações para incentivar, valorizar e promover os Direitos Humanos entre todos: na classe, com as outras classes e por toda a escola.

 Sistematizando:

Para promover na escola o movimento “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos” organize uma exposição da produção dos alunos nos espaços coletivos da escola. Convide outras turmas e junte os professores e gestores para uma conversa boa sobre o tema. Se possível, amplie o convite para os pais e outras pessoas da comunidade, envolvidos em comitês de Direitos Humanos, fortalecendo o movimento para além da escola. Também se possível, divulgue no blog ou jornal da escola e do bairro.

 Para saber mais: 

MARINHO, Genilson. Educar em Direitos Humanos e formar para a cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.
ROCHA, Ruth. ROTH, Otávio. Declaração Universal dos Direitos Humanos. São Paulo: Salamandra, 2004.
BONASSI, Fernando. Declaração universal do moleque invocado. São Paulo, Cosac & Naify, 2001.
 
Sites indicados: 
Site da ONU no Brasil http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-e-os-direitos-humanos”
Texto completo da Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm
 Cartilha sobre Direitos Humanos, ilustrada por Ziraldo http://www.turminha.mpf.gov.br/multimidia/cartilhas
Vídeo sobre Direitos Humanos dublado em português http://www.youtube.com/watch?v=cs5-rbwUGQQ
 
Crédito ilustração: Tania Ricci
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