Guerra e Paz

 

 Guerra e Paz

Dois grandes murais do pintor brasileiro Candido Portinari, instalados desde 1957, na sede da ONU, Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, serão os disparadores das reflexões sobre a guerra e a paz na escola e para além dela.

Primeiras idéias:

Professor (a) investigue junto aos alunos os significados que atribuem à palavra guerra.  Anote na lousa as respostas para comentar depois. Será que conhecem alguém que viveu uma guerra? Qual é o imaginário dos alunos sobre situações de guerra? Há diferentes tipos de guerra? O que acontece à população antes, durante e após uma guerra? Continuando o diálogo, faça o mesmo com a palavra paz. Como a identificam? Há diferentes tipos de paz? Se a paz pode ser um ‘estado de espírito’, peça que descrevam situações onde se sintam em paz.

Em seguida, apresente as diferentes acepções para as palavras guerra e paz, encontradas no dicionário. Para o substantivo paz, por exemplo, encontramos: relação entre pessoas que não estão em conflito, acordo, concórdia; ausência de problemas, de violência; armistício, estado de espírito de uma pessoa que não é perturbada por conflitos ou inquietações; calma, quietude, tranqüilidade; lugar ou momento em que não há barulho e/ou agitação; calma, sossego.

Sobre a guerra encontramos muitos significados, entre eles: confusão, desinteligência, fúria e rebelião; luta armada entre nações, ou entre partidos de uma mesma nacionalidade ou de etnias diferentes, com o fim de impor supremacia ou salvaguardar interesses materiais ou ideológicos; qualquer combate com ou sem armas; peleja, conflito; disputa acirrada; hostilidade; desinteligência.

Refletindo sobre valores

Tanto a guerra como a paz revelam a síntese das preocupações e objetivos prioritários da atuação das Nações Unidas. Afinal, porque precisamos de uma organização internacional como a ONU? E quais as contribuições pessoais que podemos oferecer para realizar a paz na sala de aula, na escola, no bairro e na cidade? E em nossa família?  Como podemos ser agentes da paz? Professor(a) encaminhe as reflexões para a valorização da realização e manutenção das ações pacíficas na escola, bem como em todos os ambientes freqüentados pelos alunos.

Atividade coletiva:

Na sala de informática, leve sua turma para navegar no site Guerra e Paz – Projeto Portinari. Incentive os alunos para a observação atenta e curiosa de todos os detalhes dos dois painéis, ‘contaminados’ com a delicada poesia, as cores e formas das pinturas do artista.  Na impossibilidade de acessar a internet com todos os alunos, leve para a sala de aula, uma apresentação em Power Point ou a reprodução em papel dessas imagens. Solicite que escolham uma cena no painel Guerra e outra no painel Paz. De volta à sala de aula, convide-os a comentar as obras e as cenas escolhidas. Quais as surpresas e estranhamentos? Como perceberam as diferentes definições sobre a Guerra e a Paz na obra do artista? Quais cenas dos painéis poderiam acontecer nos dias atuais?

Sistematizando

Comente com os alunos que os dois painéis, após a restauração, estão preparados para uma itinerância internacional planejada para levar Guerra e Paz entre outras cidades, à Hiroshima e à Oslo, por ocasião da entrega do Prêmio Nobel da Paz. Quais as hipóteses para esse percurso? Agora, nutridos pela poesia de Portinari e as reflexões sobre situações de concórdia/conflito, calma/desinteligência, tranquilidade/violência, proponha aos alunos que elaborem painéis sobre a Guerra e a Paz, considerando as situações cotidianas vividas por eles, no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade. Separados em pequenos grupos, podem definir as cenas, realizar os esboços e as pinturas que serão expostas em painéis maiores, se possível, na entrada da  escola.

Quer saber mais? Guerra e Paz – Projeto Portinari, com informações sobre o artista, a obra e o caderno do professor. Visite o site http://www.guerraepaz.org.br/#/oProjeto/

Sites indicados:
Dicionário UOL: http://www.uol.com.br/
Nações Unidas no Brasil: http://www.onu.org.br/
Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>