A hora e a vez da animação na sala de aula

Um desenho animado para discutir os valores de convivência

http://youtu.be/MOiyD26cJ2A

A dica  é o filme For The Birds, produzido no estúdio Pixar em 2000 e ganhador de um Oscar na categoria curta-metragem.

Você encontra o filme no DVD Curtas da Pixar, volume 1, na faixa bônus do filme Monstros S.A. ou ainda no site do estúdio, inclusive para conhecer os bastidores da produção http://www.pixar.com/shorts/ftb/index.html.

A divertida história dos pássaros é uma metáfora do que acontece entre nós quando alguém diferente quer se juntar ao grupo. Há varias brechas de acesso, como por exemplo, questões relacionadas à convivência, ao respeito, ao preconceito e à diversidade, entre outras.

Primeiras ideias:

Assista à animação antes de apresentá-la aos alunos. Reflita sobre as abordagens mais adequadas ao perfil da sua turma, considerando os aspectos já trabalhados com eles. Organize a exibição na escola, analisando se a atividade será mais motivadora, antes, durante ou depois de outras ações.

Refletindo sobre valores

Apresente o filme de curta duração aos alunos. Mesmo que eles já conheçam o filme, insista na atenção de todos. Questione os alunos sobre o que chamou atenção nesse primeiro momento: os personagens, o som, o humor… Exercite a escuta atenta para não deixar de lado nenhum comentário.

Exiba o filme novamente, destacando qual é o seu foco, o que os alunos devem observar, por exemplo: como se sentiriam no lugar do pássaro maior?  Como se sentiriam no lugar dos pássaros menores? O que fazem quando estão em grupo? Somos todos iguais? Quem é o diferente na escola? E assim por diante… Encaminhe a discussão para além do filme, refletindo com a turma situações reais e cotidianas presentes na turma, na sua escola, na sua comunidade e na sua cidade.

Atividade coletiva

Apresente a proposta para que, em pequenos grupos, os alunos reflitam sobre a amizade. Como nasce uma amizade? Como nos sentimos ao lado dos nossos amigos? Como reconhecemos os nossos amigos? Como se sentiriam se não tivessem amigos? O que fazer para manter as amizades? Como “perdemos” os amigos? Os amigos são todos iguais? Como tratamos as pessoas que não são amigas?

Em seguida, aproveite para provocar os grupos, questionando-os sobre as ações que contribuem para a boa convivência na sala de aula e na escola. Todos os grupos devem apresentar suas ideias.

Sistematizando

Como síntese da discussão, elabore com a turma os “combinados da amizade”, escrevendo-os num cartaz que deve ficar exposto na sala de aula como incentivo para a apropriação de novos comportamentos.

Share this:

Um comentário para A hora e a vez da animação na sala de aula
  1. Amanda de Araujo Freire Responder

    A animação é ótima, mas cuidado ao abordar esses temas em grupo de profissionais, pois a competitividade do grupo pode falar mais alto e você ser mal interpretada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Digite seu nome, e-mail e um comentário.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>